Ciências Afins

 

 

Index Home Page

C a b a l a ( tradição )


Sepher haZohar  cia72i2.bmp (21942 bytes)


14 - Os Efeitos da Contrição

A Contrição ou Penitência e a Pureza não são aceitáveis, a menos que exista uma absoluta determinação que não haverá retorno aos "pecados" previamente cometidos.

Este é o objetivo da passagem: "Por quanto tempo é necessária a penitência ? Até que o Conhecedor de todos os mistérios testemunhe que o pecador nunca mais retornará a seus pecados".

Se um homem purificar a parte Inanimada do "desejo de receber" que está dentro dele, ele obterá o semblante (Parzuf) do Espírito Primitivo (Nefesh) do Mundo da Ação ou Realização e então ascenderá para vestir a Sephirah de Malkhut (Reino) do Mundo da Ação.

Entretanto isto só acontecerá se ele se purificar irrevogavelmente do seu estado de pecado anterior. Somente assim ele poderá ascender ao Mundo espiritual da Realização, e assim ele terá quase certamente uma "similaridade de forma" com este mundo.

E também, para os outros níveis mencionados, a saber Espírito (Ruah), Alma (Neshamah), Vida (Hayyah) e Individualidade (Yehidah) do Mundo da Realização - para as quais uma purificação das correspondentes partes Vegetativa, Animal e Humana do "desejo de receber" do homem, deve ocorrer para que ele possa vestir e receber as suas Luzes.

Entretanto, nestes casos, a pureza alcançada não precisa ser absolutamente permanente no sentido de que o Conhecedor de todos os mitérios tenha que testemunhar que o pecador não mais regressará aos seus pecados passados.

Isto porque se o homem consegue purificar pelo menos uma parte da parte Inanimada do "desejo de receber" ele terá atingido uma "similaridade de forma" com todo o Mundo da Realização, e as outras Sephiroth: Tiferet (Beleza) do Mundo da Realização, recebe do Mundo da Formação, que é totalmente o aspecto de Tiferet (Beleza) e a luz do Espírito (Ruah); a Sephirah Binah (Inteligência) do Mundo da Realização recebe do Mundo da Criação, que é inteiramente o aspecto da Alma (Neshamah) e a Sephirah Hokhmah (Sabedoria) recebe do Mundo da Emanação que é inteiramente Hokhmah (Sabedoria) e a Luz da Vida (Hayyah).

Assim mesmo que não consiga purificar totalmente, ele recebe as luzes destas outras esferas no âmbito de Malkhut, entretanto, pode perdê-las em qualquer desvio ou volta no seu caminho.

Mas a medida em que purifica a parte Vegetativa do seu "desejo de receber" permanentemente, ele ascenderá ao Mundo da Formação permanentemente e atingirá o nível do Espírito (Ruah) permanentemente.

Assim, em cada Mundo, correpondente a cada estágio da Luz, ele deve purificar permanentemente pelo menos a Sephirah que corresponde àquele Mundo e aquela parte da Luz espiritual, e ao fazer isto, recebe a Luz superior para as outras Sephiroth.


top Index