Ciências Afins

 

 

Index Home Page

C a b a l a ( tradição )


Sepher haZohar  cia72i2.bmp (21942 bytes)


b5 - O Terceiro Limite

Nós deveríamos agora explicar o terceiro limite. O Zohar trata com cada mundo sob o aspecto do Sephiroth, que constitui a divindade que ilumina cada mundo, e também trata com todos os componentes dos aspectos Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano, que são os seres criados em cada mundo. Entretanto, o Zohar, dirige a sua atenção principalmente ao aspecto Humano de cada mundo.

Vejamos um exemplo, na situação que prevalesce neste mundo:

As quatro espécies Inanimado, Vegetativo, Animal e Humana que são encontradas em todos os mundos, inclusive neste mundo, são quatro partes do "desejo de receber". De fato, cada uma destas espécies contem em sí mesma uma das quatro espécies Inanimado, Vegetativo, Animal e Humana. Um homem neste mundo precisa de ser nutrido e de crescer através dos quatro aspectos de Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano que existem neste mundo. Assim o alimento do homem também contém estes quatro aspectos, os quais são extendidos a partir dos quatro aspectos Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano que o corpo de cada ser humano contém. Estes aspectos, são como a seguir:

1 - Ele deseja receber o que é absolutamente necessário para sobreviver

2 - Ele deseja mais do que é absolutamente indispensável para sobreviver, mas isto está confinado tão somente aos desejos animais.

3 - Ele aspira os desejos humanos, tais como status e poder.

4 - Ele aspira adquirir conhecimento racional.

Estes quatro aspectos são extendidos a ele através das quatro partes do "desejo de receber" que está nele. Seu desejo pelo que é absolutamente necessário para sobreviver é o aspecto do Inanimado do "desejo de receber". O desejo pela lascívia animal é o aspecto do Vegetativo do "desejo de receber", pois estes desejos são meramente para aumentar e dar prazer ao seu veículo, isto é a carne de seu corpo. O desejo pelos desejos humanos é o aspecto do Animal que está no "desejo de receber", pois estas cobiças engrandecem seu espírito (Ruah). E o desejo de adquirir entendimento racional é o aspecto do Humano do "desejo de receber".

De modo similar, você deve entender as relações mútuas dos mundos espirituais sublimes. Pois todos os mundos são afetados por cada um do topo para baixo. Então tudo dos aspectos Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano que estão no mundo da Criação deixam suas marcas no mundo da Formação. O Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano do mundo da Formação deixam suas impressões nos aspectos Inanimado, vegetativo, Animal e Humano do mundo da Ação ou Realização. E estes aspectos do mundo da Ação, deixam suas impressões neste nosso mundo.

Foi explicado previamente que aos aspectos Inanimados dos mundos espirituais é dado o nome de "Salas" ou "Átrios" (Hechalot), aos aspectos Vegetativos é dado o nome de "Vestimentas" ou "Trajes" (Levushim) e aos aspectos Animais o nome de Anjos; para o Humano, o aspecto das Almas (Neshamot) do homem que está neste mundo, e as dez Sephiroth que estão em cada mundo, são a divindade.

As Almas (Neshamot) do homem, são o centro de cada mundo, e um homem é nutrido por toda a existência espiritual em cada mundo assim como o aspecto Humano físico é nutrido por toda a existência material.

Então ele recebe o primeiro aspecto - que é o "desejo de receber" que é absolutamente necessário à sua sobrevivencia - da iluminação dos "Átrios" (Hechalot) e das "Vestimentas" (Levushim) que estão lá. Ele recebe o segundo aspecto - que consiste da luxúria animal que faz seu corpo crescer - dos aspectos dos "Anjos" que estão lá (Tikkuney Zohar, Tikun 69/105), e que são a iluminação espiritual adicional à quantidade que é necessária para sua sobrevivencia, e que contribuem para a expansão dos veículos espirituais nos quais sua Alma (Neshamah) se veste.

Então ele recebe o primeiro e o segundo aspecto de aspectos que estão num nível mais baixo do que o seu, nominalmente dos "Átrios" (Hechalot) , as "Vestimentas" (Levushim) e dos "Anjos" que estão lá, e que estão todos num nível mais baixo que as Almas (Neshamot) dos seres humanos.

Sobre o terceiro aspecto, que consiste dos desejos humanos que engrandecem o espírito de um homem (Ruach), o qual ele recebe neste mundo de sua própria espécie, ele também os recebe naquele mundo de sua própria espécie, o que é dizer de todas as Almas (Neshamot) que podem ser encontradas naquele mundo, pois é através destas que ele aumenta a iluminação do Espírito (Ruach) de sua Alma (Neshamah) .

Sobre o quarto aspecto do "desejo", que consiste dos pensamentos racionais, ele recebe isto do Sephiroth em todos os mundos, pois é destes que ele recebe os aspectos Hockmah (Sabedoria), Binah (Inteligência) e Da'at (Conhecimento) para sua Alma (Neshamah).

Então a Alma (Neshamah) de um homem que deve ser encontrada em cada mundo, deve crescer e tornar-se mais completa de todos os aspectos que devem ser encontrados em cada mundo. Este é o terceiro limite que mencionamos, O estudante deve entender que de todos os mundos do Zohar, em conecção com qualquer parte dos mundos sublimes com os quais pode estar em contacto, seja com uma parte do Sephiroth, ou seja das Almas (Neshamot), ou dos "Anjos", ou das "Vestimentas" (Levishim) ou dos "Átrios" (Hechalot), mesmo que ele as trate como categorias de si mesmo, ainda assim estes mundos estão principalemente dirigidos para o subjeto da quantidade que o aspecto da Alma (Neshamah) do homem recebe deles e é nutrido por eles. Então, com efeito, todos os mundos do Zohar estão centralizados em torno das necessidades da Alma (neshamah). Se você tentar compreender todo o Zohar, de acordo com esta linha de racioncínio, você então o compreenderá e seu caminho será suave e bem sucedido.


top Index