Ciências Afins
|
C a b a l a ( tradição ) |
Sepher haZohar
Após explicar estes três limites, temos ainda que explicar os termos descritivos físicos que são trazidos no Zohar em conecção com as dez Sephiroth, como, por exemplo, "mais alto", "mais baixo", "ascendente", "descendente", "diminuição", "expansão", "menor", "maior", "separação" e "ligação", os números e outros termos similares para estados que são causados nos dez Sephiroth, pelas boas e más ações, dos seres humanos do mundo mais baixo.
À primeira vista, tudo isto parece surpreendente, pois como é possível que a divindade possa ser afetada e receber mudanças em função dos efeitos dos seres humanos do mundo mais baixo ?
Você pode responder a isto dizendo que estes termos não se referem à Divindade propriamente dita, que está vestida no Sephiroth e o ilumina, mas apenas para os veículos do Sephiroth.
Estes não são divinos, por sí mesmos, mas foram criados como "algo novo", quando as Almas (Neshamot) foram criadas, para conter ou revelar as medidas da compreensão espiritual que são apropriadas para as Almas (Neshamot) de modo a trazê-las à plenitude da "correção" (Tikun) desejada.
Isto foi descrito anteriormente, no exemplo do espelho que tem quatro planos de vidro que são embebidos com quatro cores diferentes, branco, vermelho, verde e preto. São também comparados às partes branca e negra de um livro. Ou dizendo ainda que estes termos que se referem aos veículos sòmente são possíveis nos três Mundos da Criação, Formação e Ação ou Realização, onde os veículos do Sephiroth são "novos" e não divinos.
Isto, entretanto, não é absolutamente verdade no Mundo da Emanação onde os veículos dos dez Sephiroth são totalmente divinos, juntamente com a luz divina que está dentro deles, como foi dito no Tikkunim "Ele, Sua Vitalidade (Hayyuhi) e Sua Substância (Garmuhi) são Um".
"Ele", refere-se a essência do Sephiroth que é o segredo (Sod) da luz que ilumina o Sephiroth, e que é denominada a luz de Hayyah (Vida), pois todo o Mundo da Emanação é o aspecto de Hokhmah (Sabedoria), e a luz de Hokhmah (Sabedoria) é denominada luz de Hayyah (Vida), e então encontramos Hiyyuhi no Tikkunim.
"Sua Substância" (Garmuhi) se refere aos veículos do Sephiroth. Então tudo é divindade absoluta e unidade. Então deve-se perguntar, como é possível entender as mudanças provocadas pelos seres humanos do mundo mais baixo, que mencionamos, podem causar ? Existe uma outra questão que também deve ser entendida: Se tudo no Mundo da Emanação é divino e não há nada lá que seja criado como "novo", como pode então distinguir-se entre os tres aspectos que são mencionados no Tikkunei Zohar: "Ele, Sua Vitalidade (Hayyah) e Sua Substância (Garmuhi)" ? Com certeza a unidade é indivisível ?
Para entender a resposta à estas questões, você deve lembrar que foi explicado previamente que a Substância de Deus é o segredo (Sod) da "essência". Nós não podemos compreender as essências materiais, mesmo a nossa própria essência, então muito menos ainda poderemos chegar perto de entender a essência de Deus.
Assim como o mundo da Emanação é o segredo (Sod) da Forma, os tres mundos da Criação, Formação e Ação ou Realização são o segredo (Sod) da matéria. A iluminação do mundo da Emanação nos mundos da Criação, Formação e Ação é o segredo (Sod) da forma que está vestida na matéria.
A partir daí você pode entender que o nome "Sem Fim" (Ein Sof - literalmente Sem Fim), Abençoado seja Ele, que nós usamos, não é de jeito nenhum o nome da essência de Deus - possa Ele ser louvado e louvado ! - pois como podemos nós definir ou limitar com um nome ou palavra algo que somos incapazes de entender ?
Devemos entretanto entender, que o termo Ein Sof, abençoado seja Ele, quando definido dentro do terceiro limite, (todos os mundos do Zohar são centralizados em torno das Almas (Neshamot)), de tal maneira, que neste caso, o termo não é aplicado à Deus, Ele mesmo, mas somente ao aspecto do Seu Ser, no qual todos os mundos e as Almas (Neshamot) estão contidos, no segredo (Sod) do Pensamento ou Plano da Criação. Assim este Pensamento ou Plano, é a conecção através da qual toda a criação, até a compleição da "correção" (Tikun), está conectada a Ele sob o nome de Sem Fim (Ein Sof), abençoado seja Ele.
É isto que anteriormente denominamos de Primeira Fase das Almas (Neshamot), pois todas as Almas (Neshamot) então existem Nele - possa Ele ser louvado ! - cheias de prazer e candura no nível mais alto, irão receber tudo isto na prática, apenas na compleição da "correção"(Tikun).
Um exemplo disto, tomado de uma situação real deste mundo, é o do homem que deseja construir uma casa: primeiramente ele a vê diante dele, nos seus primeiros pensamentos sobre ela, como um linda casa, completa. com todos os detalhes, tal como será depois de construida.
Após esta fase, ele desenha os planos para colocar os seus desejos em ação, e então fornece os detalhes aos trabalhadores, após ter decidio que partes serão de madeira, que partes serão de pedras e quais serão de ferro. Somente após isto é que realmente começa a construir a casa, até que a tenha completado, conforme seu pensamento inicial.
Você deve saber que o aspecto do Sagrado "Sem-Fim" é o segredo (Sod) do primeiro pensamento, pois no Pensamento da Criação, a totalidade da Criação foi tomada em seu estado completo inicial. Entretanto a comparação é imperfeita porque para o Todo Poderoso, futuro e presente são a mesma coisa e dentro Dêle, o Pensamento completa a sua ação, assim Ele não necessita de ferramentas para executar planos, como nós necessitamos, portanto Ele é Nele mesmo a própria realidade.
O mundo da Emanação é o segredo (Sod) de algo como o plano detalhado que é formado na mente e que se tornará manifesto mais tarde quando começarem a construir a casa.
Assim você deve entender que estas duas fases, nominalmente Pensamento da Criação que é o Sagrado "Sem-Fim" e também o Plano de todos os detalhes necessários para colocar o Pensamento na prática, não podem, de modo algum, ter atribuídas a sí mesmas, o aspecto dos seres criados, pois ela ainda estão num estado potencial e ainda não foram colocadas em prática.Isto é muito semelhante ao exemplo do homem e sua casa, pois enquanto ele pode pensar nas partes de madeira, pedra e ferro, que ele precisa para a construção, quando estiver colocando o plano em prática, presentemente o material que ele possui é apenas material conceitual, pois ele ainda não possui maderia, pedras e ferro verdadeiros. A única diferença na comparação é que no caso do homem, um plano na mente não pode ser considerado como tendo ainda uma existência real, enquanto que um Pensamento Divino tem uma existência real que é muitíssimo mais real que a realidade dos seres criados, ele próprios.
A explicação do segredo (Sod) do "Sem-Fim", Abençoado seja Ele, e todo o segredo (Sod) do Mundo da Emanação, deve tornar claro, que em qualquer ocasião que seja mencionado, será apenas com referência a sua conecção com a criação dos seres criados. Assim durante todo o tempo são ainda meramente forças potenciais. Nada de sua substância tornou-se manifesta ainda; como no exemplo do homem que trabalha num plano para colocar seus pensamentos em prática, mesmo que ele ainda não possua madeira, pedras e ferro.
Os tres mundos da Criação, Formação e Ação ou Realização mais o mundo mundano, são os aspectos da conversão do potencial em realidade; tal como o homem que inicia a construção real de sua casa, e trás madeira, pedras, ferro e trabalhadores até que a casa esteja completamente construida. Assim a divindade que brilha através dos mundos da Criação, Formação e Ação ou Realização - na porporção em que as Almas (Neshamot) necessitam de receber, de modo que possam alcançar sua compleição - está vestido nas Dez Sphiroth Keter (coroa), Hokhmah (sabedoria), Binah (inteligência), Hesed (misericórdia), Gevurah (julgamento), Tiferet (beleza), Netzah ( paciência perpétua), Hod (majestade), Yesod (fundação do mundo) e Malkhut (reino) que são veículos verdadeiros quando comparados com a divindade do Todo-Poderoso. Ou seja, eles não consistem de divindade, mas eles são criados como "novos" para as necessidades das Almas (Neshamot).