Ciências Afins
|
C a b a l a ( tradição ) |
Sepher haZohar
Nossa Alma (Neshamah) é parte de Deus, assim como uma pedra que retirada da montanha ainda é parte desta, que é o todo, porém não está mais junto com a montanha...
A "diferença de forma" é o meio através do qual somos separados de nosso Criador. Assim podemos entender que desde que foi implantado nas Almas o "desejo de receber" Seu prazer, o que não é encontrado de nenhuma forma no Todo Poderoso, (pois de quem receberia Ele ?), foi estabelecia a "diferença de forma", que separa nossas Almas do Criador.
Entretanto, toda a luz que a Alma (Neshamah) possa possuir do Criador, é derivada da matéria existente que já existia como parte da Essência do Todo Poderoso. Assim, com relação a luz que a Alma recebe em seu veículo ( que é o veículo da "vontade de receber"), não existe absolutamente nenhuma diferença entre esta e a Essência do Todo Poderoso. Porque a luz provém diretamente da Essência do Todo Poderoso como existente a partir do existente.
A única diferença entre as Almas (Neshamot) e a Essência do Todo Poderoso é que as Almas são "parte" da Essência do Todo Poderoso, separadas dele, pois estão contidas numa "forma diferente" pela "vontade de receber".