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Sepher haZohar
Neste ponto, podemos passar à segunda questão: Qual a nossa função, na longa cadeia da existência, na qual somos, durante o breve número de anos de nossas vidas, apenas pequenos elos ?
Nosso trabalho, durante os setenta anos de nossas vidas, pode ser dividido em quatro períodos:
1 - Este é o período onde cada um obtem extensivamente o "desejo de receber", do Sistema do 4 Mundos Impuros da Emanação (Atziluth), Criação (Briah), Formação (Yetzirah) e Ação (Assiah). O "desejo de receber" é implantado em nosso corpo na hora do nascimento, quando este está entrando no mundo. Além disso é necessário que seja dominado pela Carruagem das Cascas Impuras (Kelipot) durante um período de 13 anos, durante o qual as Cascas (Kelipot) lhe darão a sua luz, a qual expande o "desejo de receber".
2 - O segundo período se extende a partir do momento em que o homem faz 13 anos, quando lhe é dada força em "um ponto do coração" onde deve encontrar a parte mais escondida da alma (Nefesh) que está vestida com o "desejo de receber" desde o nascimento. Nesta época o homem começa a entrar nos domínios do Sistema dos Mundos Sagrados, em proporção ao que se ocupa da Torah e do Mitzvot. Sua principal tarefa agora será de expandir o seu "desejo de receber" espiritual. É assim que se completa o "desejo de receber", ou seja, quando ele é dirigido a esfera espiritual (receber objetos espirituais). Este é dirigo ao mundo infinito e passa a ser uma aquisição eterna, que durará para sempre. É isto que é referido no Tikkunim (Tikkunim Hadashim, 97b), no verso dos Provérbios (30:15) "O sangue-suga tem duas filhas que gritam: Dá ! Dá !". Isto é explicado como: os fracos que estão no Inferno, gritam como cachorros "Dá ! Dá! ", o que é o mesmo que dizer "Dá-nos a riqueza deste mundo, dá-nos a riqueza do mundo que virá".
Mesmo assim, este nível é incalculavelmente superior ao primeiro nível, pois além do fato de ele atingir completamente o "desejo de receber", é dado a ele todo o material necessário para esta tarefa, isto é um nível que o leva a "fazer algo para seu próprio benefício". Como as nossas sagas de memória sagrada disseram: "Sempre deixe um homem ocupar-se com a Torah e com o Mitzvot, mesmo que não para o seu benefício próprio, pois fazer, não para seu benefício próprio leva a fazer para o seu benefício próprio". (Pesahim, 50b).
Então inevitavelmente este nível, que é atingido depois dos 13 anos, torna-se refinado num aspecto da totalidade sagrada, e isto é de acordo com o segredo (Sod) do "o criado do caminho sagrado que serve a sua amante" que é o segredo (Sod) da divina Shechinah). O nível mais alto deste período é atingido quando o homem ama o Sagrado, Abençoado Seja Ele, com uma paixão muito grande, de modo similar a que um homem se apaixona por uma luxúria física que nunca desaparece da sua mente de dia e de noite. Um poeta uma vêz descreveu este estado nas palavras: "Quando eu me lembro Dele, Ele não me deixa dormir". Das pessoas assim diz-se que: "Um desejo realizado é uma Árvore de vida" (Provérbios 13:12), pois o segredo (Sod) da "Árvore da Vida" está nos cinco níveis da Alma (Neshamah), cujo período de duração é de quinhentos anos, cada nível durando cem anos, o qual é completado quando o homem recebe todos os cinco aspectos do Espírito Primitivo (Nefesh), Espírito (Ruah), Alma (Neshamah), Viva (Hayyah) e Individualidade (Yehidah).
3 - O terceiro período consiste no trabalho na Torah e no Mitzvot para o seu "próprio benefício", o que equivale a dizer, de modo a dar e não de modo a receber uma recompensa. É este trabalho que purifica o "desejo de receber" que está dentro do homem, e o transforma em "desejo de dar", o qual, de acordo com a proporção da pureza do seu "desejo de receber", tornar-se-á então capaz de servir e receber as cinco partes da Alma (Nefesh), denominadas Espírito Primitivo (Nefesh), Espírito (Ruah), Alma (Neshamah), Vida (Hayyah) e Individualidade (Yehidah), os quais devem ser encontrados dentro do "desejo de receber".
Entretanto, estes, não podem ser vestidos pelo seu corpo, pois que o "desejo de receber" o domina; deve então ser encontrado numa forma completamente oposta a Alma (Nefesh). ou pelo menos numa "diferença de forma". As questões de "vestir" e de "similaridade de forma" estão lado a lado.
Quando o homem alcança o estar completamente imerso no "desejo de dar" e nenhum traço sequer resta de suas próprias necessidades, então ele mereceu uma "similaridade de forma" com o seu mais alto Espírito Primitivo (Nefesh), Espírito (Ruah), Alma (Neshamah), Vida (Hayyah) e Individualidade (Yehidah) - o qual se extende desde sua fonte no Abençoado Sem-fim da Primeira Fase das Almas de Emanação (Atziluth), Criação (Briah), Formação (Yetzirah) e Ação (Assiah). Eles se extendem para ele imeditamente e se tornam "vestimentas" nele, de modo gradual.
4 - O quarto período consiste no trabalho que ocorre depois da ressureição dos mortos. Pois então, depois do "desejo de receber" ter sido completamente eliminado através da morte e de ser enterrado, ele se torna vida novamente num mais extensivo "desejo de receber", o que está de acordo com o segredo (Sod) de "Os mortos serão ressucitados no futuro com suas enfermidades", mas eles então transformam isto em "receber na forma de dar". Entretanto, há alguns poucos indivíduos extraordinários para quem esta tarefa foi realizada aqui, durante as suas vidas neste mundo ao invés de esperarem pela ressurreição.