Ciências Afins
|
C a b a l a ( tradição ) |
Sepher Yetzirah
2:1
Rabi. Arieh Kaplan
Há vinte e duas letras vigor. Três delas, contudo, são os primeiros elementos fundamentais ou mães, sete consoantes duplas e doze simples. As três letras fundamentais ALEPH - MEM - SHIN têm como base a balança. Num prato está o mérito e no outro a criminalidade, que são colocados em equilíbrio pela língua.
As três letras fundamentais ALEPH - MEM - SHIN significam, como o MEM é mudo como a água e SHIN é sibilante como o fogo, há ALEPH entre elas, um sôpro de ar que as reconcilia.
Comentários:
2:2Rabi. Arieh Kaplan
Isidor Kalish
As vinte e duas letras que formam o vigor após terem sido postas em ordem e estabelecidas por Deus, Ele combinou-as, pesou-as, mudou-as e formou com elas todos os seres que existem, e todas as coisas que deverão ser formadas no futuro.
Comentários:
2:3Rabi. Arieh Kaplan
Isidor Kalish
Ele estabeleceu vinte e duas letras, vigor, pela voz, formou-as pelo sopro de ar e fixou-as em cinco lugares na boca humana, a saber:
Comentários:
2:4Isidor Kalish
Ele fixou as vinte e duas letras vigor, na esfera, como uma muralha com duzentas e trinta e duas portas, e virou as esferas para frente e para trás. Para uma ilustração podem servir as três letras (Tzade Caph Ghimel). Nada há de melhor que a alegria, nada pior que a tristeza ou a peste.
Portas = Portas de saída, formações. 232 = As 232 portas podem ser o Aleph mais as 231 combinações das 22 letras, 2 a duas... Tzade - Caph - Ghimel
Comentários:
2:5
Rabi. Arieh Kaplan
Isidor Kalish
Mas como fêz isto ? Ele combinou, pesou e mudou: o Aleph com todas as outras letras em sucessão, e novamente com todas as outras com Aleph; Beth com todas; e todas novamente com Beth, e assim por diante com toda a série de letras. Segue daí que há 231 formações, e que toda criatura e toda palavra emanaram de um nome.
De fato, combinando as 22 letras 2 a 2, sem permutação = n x ((n-i / 2) = 22 -1 x (22/2) = 231.
Na metafísica cabalística todo o universo emanou gradualmente do espírito único de Deus Vivo.
Comentários:
2:6
Rabi. Arieh Kaplan
Isidor Kalish
Ele criou uma realidade do nada, fêz a não existência tornar-se existência e trabalhou, por assim dizer, colunas colossais do ar impalpável. Isto foi demonstrado pelo exemplo da combinação da letra Aleph com todas as outras letras, e todas as outras letras com Aleph. Ele predeterminou, e falando criou de um nome todas as criaturas e todas as palavras. Para uma ilustração podem servir as vinte e duas substâncias elementares pela substância primitiva de Aleph.
Deus, sua idéia e seu verbo, são uma única unidade. Portanto a letra Aleph é o ar de onde emanou a palavra criadora.
Comentários:
Em Desenvolvimento