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C a b a l a ( tradição )


Sepher Yetzirah   cia802.bmp (24234 bytes)


Tradução comentada (Kalish, Kaplan, Lipner, Wynn Wescott)

Capítulo 6

6:1

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Estas são as três mães ou primeiros elementos, Aleph Mem Shin, de onde emanaram três progenitores; ar primitivo, água e fogo, e dos quais emanaram, como sua progênie, três progenitores e seus descendentes: a saber, os sete planetas e os seus séquitos e os doze postos oblíquos.

Comentários:

6:2

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Para confirmar isto há testemunhas fiéis; o mundo, ano e homem; os doze, o Equilíbrio; os Sete, que Deus regula como o Dragão (Tali), a esfera e o coração.

Comentários:

Tali pode significar a constelação do Dragão - Draco, que é muito comprida e se extende de leste a oeste. Pode também significar a linha que une dois pontos em que a lua intercepta a eclíptica (a cabeça e a cauda do Dragão). Ou simplesmente ao eixo invisível, celestial ou universal que sustenta todo o universo.

No Zohar, o Dragão é a Serpente Nahash, que circunda a Terra, ou que representa a força do mal que "atrái" a expansão coagulante do universo no "desejo de receber"...

6:3

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Os primeiros elementos Aleph Mem Shin são ar, água e fogo; o fogo está acima, a água embaixo, e um sopro de ar estabelece o equilíbrio entre eles. Para uma ilustração pode servir que o fogo conduz o fogo é o caráter fonético Mem que é mudo e Shin é sibilante como o fogo, Aleph entre eles, um sopro de ar os coloca em equilíbrio.

Comentários:

6:4

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

O Dragão (Tali) está no mundo como um rei em seu trono, a esfera está no ano como um rei no império e o coração está no corpo humano tal qual um rei em guerra.

Comentários:

6:5

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Deus fez também os antagonismos; o bem contra o mal, o mal contra o bem; o bem parte do bem, e o mal, do mal; o bem purifica o mau, e o mau, o bom; o bom é preservado para os bons, e o mal, para os maus.

Comentários:

6:6

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Há três dos quais cada um deles sobressai por sí só; um é o afirmativo, o outro é o negativo e um outro os equilibra.

Comentários:

6:7

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Há sete dos quais três estão contra três e um outro os coloca em equilíbrio. Há doze que estão sempre em guerra; três deles produzem amor, e três, ódio; três são animadores, e três, destruidores.

Comentários:

6:8

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Os três que produzem amor são: o coração e os ouvidos; os três que produzem ódio são o fígado, a vesícula e a língua; os três animadores são as duas narinas e o baço; e os três destruidores são a boca e as duas aberturas do corpo; e Deus o Rei fiel, reina em tudo da Santa morada para toda a eternidade. Ele é um acima de três; três estão acima de sete, sete acima de doze e todos estão unidos.

Comentários:

6:9

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Há vinte e duas letras pelas quais o Eu Sou, Yah, o Senhor dos Exércitos, Todo Poderoso e Eterno, designou, formou e criou pelos três Sefarim (*), Seu mundo todo, e formou com eles criaturas e todas aquelas que ainda serão formadas no futuro.

Comentários:

6:10

Rabi. Arieh Kaplan

Isidor Kalish

Quando o patriarca Abraão compreendeu o grande truísmo, refletiu sobre ele em sua mente, concebeu-o muito bem, fez cuidadosas pequisas e indagações profundas, ponderou a respeito e conseguiu contemplações, o Senhor do Universo apareceu-lhe, chamou-o de amigo, fez com ele uma aliança entre os dez dedos das suas mãos, que é a aliança da língua, e a aliança entre os dez dedos dos seus pés, que é a aliança da circuncisão, e lhe disse: "Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia". (Jeremias I,5)

Comentários:

 

 

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