|
A DOUTRINA CRISTÃ ESOTÉRICA
OITAVA LIÇÃO - A VIDA RELIGIOSA
- O que é a vida religiosa ? É o desenvolvimento do espírito, depois da qual ele une-se a outros seres espirituais semelhantes ou superiores a ele, e a Deus.
- O espírito atinge uma vida completamente religiosa de uma só vez ? Não, mas por estágios.
- Quais são estes estágios ? Eles são: 1. saindo do pântano de Hilo; 2. a vida purgativa; 3. a vida iluminante; 4. a vida unificante.
- O que voce quer dizer com saindo do pântano de Hilo ? Eu quero dizer a resolução tomada por um homem de abandonar a vida sensual, hílica ou material, de modo a viver daí em diante a do espírito, e o esforço que ele faz para realizar isto.
- O que voce quer dizer com a vida purgativa ? Eu digo que é a vida à qual o espírito se dirige quando, quando, depois de ter abandonado o mundo hílico, ele recebe os mistérios purificantes.
- O que voce quer dizer com a vida iluminante ? Eu falo da vida à qual o espírito se encaminha quando, em poder da pureza, ele faz com que a luz interior a ele brilhe mais e mais e torne-se digna de retornar ao reino da luz.
- O que voce quer dizer com vida unificante ? Eu quero dizer da vida a qual o espírito leva quando, tendo encontrado a sua compleição, sua perfeição, ele torna-se unido a Deus.
- O que os vários estágios da vida religiosa na terra representam ? Eles representam, de um modo muito imperfeito, o desenvolvimento religioso de nossos espíritos através do universo e no processo do tempo.
- A vida purgativa, as vezes, não continua depois da morte ? Sim, para espiritos que, tendo se purificado, ainda deixam a terra com algumas impurezas, existe uma vida purgativa fora da terra. Isto é que é chamdo o estado de PURGATÓRIO.
- O que consiste o estado de purgatório ? Consiste em trabalhar contra o que é deixado de obsessão sensual, o que pode levar mais ou menos tempo, e a uma lenta purgação de toda a pessoa.
- Porque a vida purgativa predomina na terra ? Porque o homem que nela habita cometeu pecado e então necessita mistérios purificantes.