|
A DOUTRINA CRISTÃ ESOTÉRICA
DÉCIMA SEGUNDA LIÇÃO - OS DOIS BATISMOS
- Qual é o mistério do batismo da água ? É o mistério através do qual nós somos feitos Cristãos e nos tornamos filhos de Deus novamente.
- Em que idade deve alguem receber o batismo da água ? Na idade ou acima de dez anos, e a pessoa deve ter instrução religiosa elementar.
- Quais são os efeitos do batismo da água ? O batismo da água lava as desonras externas da alma do pecador; ele produz uma certa mudança no espírito que fornece os meios para se tornar um novo homem, um filho perfeito de Deus, e o prepara para o recebimento completo do Espírito Santo.
- Ao que a pessoa se compromete ao receber o batismo da água ? Se compromete a: 1. A renunciar Satan, todas suas pompas e vaidades e seus trabalhos; 2. a acreditar na missão de Cristo o Salvador, estudar e praticar a doutrina que nós ensinamos; 3. A receber, em caso de perigo ou proximidade da morte, o batismo do fogo e do ar.
- O que é o mistério do batismo do fogo e do ar ? É aquele através do qual nos tornamos perfeitos Cristãos e verdadeiros FILHOS DE DEUS, ou seja homens do céu.
- Como é também chamado este mistério ? De CONSOLAMENTUM.
- É o Consolamentum necessário ao homem para que este se liberte das ligações com o arconte terrestre ? Sim, Cristo o Salvador declarou que sem o batismo do fogo e do ar ninguém pode entrar no pleroma.
- Em que idade uma pessoa pode receber o Consolamentum ? Na idade mínima de 20 anos. Entretanto, em caso de morte iminente, ele pode ser dado antes desta idade.
- Quais são os efeitos do batismo de fogo e ar ? 1. Ele redime todos os pecados e nós dá força para não pecarmos mais, pelo menos por um tempo; 2. Ele aperfeiçoa em nós a mudança produzida pelo batismo da água, acentuando-o e tornando-o absolutamente inefável; 3. Nós nos tornamos o templo do Espírito Santo que nos passa todos os seus dons; 4. Por seus efeitos nós nos tornamos Cristãos PERFEITOS; 5. Finalmente, ele mais uma vez une o espírito do seguidor ao anjo originalmente designado a olhar por ele e do qual ele foi separado depois da queda.