|
A DOUTRINA CRISTÃ ESOTÉRICA
DÉCIMA TERCEIRA LIÇÃO - O MISTÉRIO DO GRANDE NOME
- O que é o mistério do grande nome ? É o mistério através do qual uma pessoa perfeita recebe o poder de presbítero.
- O que é um presbítero ? É um membro escolhido pela Igreja para realizar diversos ministérios, para celebrar os mistérios e administrar os sacramentos.
- Quem é o melhor de todos os presbíteros ? É o nosso Salvador; é Jesus, quem São Paulo declarou como sendo o eterno presbítero, o soberano pontífice que une a terra ao pleroma, para que ninguém possa lá entrar, a não ser através dele.
- Quais são os efeitos do mistério das sete vozes e dos quarenta e nove poderes ? 1. Ele redime todos os pecados que alguem pode ter cometido e dá força para que não se peque mais, pelo menos por um tempo; 2. Ele produz no sujeito uma mudança característica que permanece inefável; 3. Ele dá o poder de presbítero.
- É o poder de presbítero passado de um prebítero para outro presbítero ? Não, é um erro dos Greco-Romanos de imaginar que Jesus deu o poder de presbítero a seus apóstolos para passá-los aos bispos e assim indefinidamente. O Salvador escolhe, chama o presbítero, é mostrada a ela a sua vocação; mas o poder de presbítero, a força de realizar com mérito o seu ministério é sempre dada pelo Espírito Santo.
- Além das preparações ordinárias necessárias para todos os sacramentos, uma pessoa não tem que se preparar a sí mesma especialmente para tornar-se presbítero ? Sim, porque o presbítero precisa de uma inteligência iluminada pelo estudo, de uma vontade que nada possa quebrar e de uma discreção que nada possa corromper.
- Quais são as qualidades físicas e morais do prebítero ? O presbítero deve possuir uma pureza irrepreensível; ele deve ser sóbrio, casto, despreendido, inescrutável, e impávido a cada tipo de prejuízo ou medo, impassível e calmo quando testado pelas contradições e arrependimentos. Mas gentil e digno com todas as pessoas; mas nunca deixando-se absorver nas relações sociais.