|
A DOUTRINA CRISTÃ ESOTÉRICA
DÉCIMA QUARTA LIÇÃO - O MISTÉRIO INEFÁVEL
- O que é o mistério inefável ? É o mistério que nos une, de um modo muito especial a Cristo o Salvador e através dele a todos do pleroma.
- Como nós unimos a nós mesmos a Cristo o Salvador através deste mistério ? Bebendo o seu sangue e comendo o seu corpo pneumático sobre a aparencia de pão e vinho.
- Como pode o corpo pneumático e o sangue de Cristo tomar a aparencia de pão e vinho ? Através do fenômeno da TRANSUBSTANCIAÇÃO poduzido pelo Espírito Santo.
- O Espírito Santo realmente vem sobre o altar para a consagração ? Sim, com a oração da assembléia e do presbítero, ele realmente vem para o altar, e sua presença algumas vezes é visível para certas pessoas.
- Cristo o Salvador deixa o pleroma e vem para o altar ? Não, pois ele está ao mesmo tempo no pleroma e em todas as partes do pão e do vinho, por causa da vastidão de seu corpo.
- Está o Cristo Salvador completamente em todoas as oferendas do pão e do vinho ? Sim, Cristo está completo em cada oferenda porque ele está vivendo no céu e é consequentemente indivisível. Somente as oferendas são divisíveis.
- Existem somente as substâncias do corpo e do sangue de Cristo o Salvador no pão e no vinho ? Há também a sua alma, seu espírito e sua divindade. Todo o Salvador está no pão e no vinho.
- Quais são os efeitos do mistério inefável ? O mistério inefável redime todos os pecados em todos os lugares e em todos os tempos; ele mantém fora do pecado indefinidamente todos aqueles que receberam a ele como deve ser recebido; ele unifica junto ao Cristo Salvador e faz as pessoas participarem em seu reino que não terá fim; finalmente ele une de perto a todo o pleroma espiritual.
- Somos nós obrigados a receber o sacramento inefável ? Sim, pois não recebe-lo é equivalente a desdenhar as palavras de Cristo nosso Salvador: "Se voce não comer do meu corpo e beber do meu sangue, você não terá mais nenhuma vida em voce."
- Deve este sacramento ser recebido com frequencia ? Não, isto não é necessário. Não se deve abusar das coisas sagradas. Mas você deve tomar a comunhão nos dias prescritos para a celebração do Santo Mistério quando estiver presente nesta cerimônia.
- O que acontece a aqueles que recebem este mistério de um modo indigno ? De acordo com a expressão de São Paulo, eles comem e bebem seu próprio julgamento e sua própria condenação.