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OS ELEMENTOS DA CABALA
SEGUNDA LIÇÃO
A CABALA. OBJETO E MÉTODO
A proposição que deveis fazer-vos ao estudar a Cabala é chegar à paz profunda, através da tranqüilidade do espírito e paz do coração. A tranqüilidade do espírito é um efeito da certeza; o sossego do coração deve-se à paciência e à fé. Sem a fé, a ciência conduz à dúvida; sem a ciência, a fé conduz à superstição. As duas unidas produzem a certeza e, para juntá-las, não é preciso confundi-las.
O objeto da fé é a hipótese e chega a converter-se em certeza quando a hipótese exige a evidência ou as demonstrações da ciência. A ciência é comprovada com fatos. As leis são inferidas da repetição dos fatos. A generalidade dos fatos em presença de tal ou qual força demonstra a existência das leis. As leis inteligentes são necessariamente desejadas e dirigidas pela inteligência. A unidade das leis faz supor a unidade da inteligência legisladora. A esta inteligência, que estamos obrigados a supor segundo as obras manifestas, mas que não é possível definir, é que chamamos Deus.
A minha carta chegou a vossas mãos; eis aqui um fato evidente; a minha escrita foi reconhecida, bem como meu pensamento, e deduzistes disso que fui eu quem vos escreveu. É uma hipótese razoável, porém a hipótese necessária é a de que alguém escreveu a carta. Poderia ser apócrifa, porém não tendes razão para supô-lo. Se pretendêsseis que a carta tivesse caído do céu, estaríeis beirando o absurdo, estabelecendo uma hipótese absurda.
Eis aqui, segundo o método cabalístico, como se organiza a certeza:
Evidência ........................ Demonstração científica .......... certeza Hipótese necessária .............. Hipótese razoável ................ Probabilidade
Hipótese duvidosa ................ Dúvida Hipótese absurda ................. Erro
Não saindo deste método, o espírito adquire uma verdadeira infalibilidade, posto que afirma o que sabe, crê no que deve necessariamente supor, admite as suposições razoáveis, examina as suposições duvidosas e afasta as absurdas.
Toda a Cabala está contida no que os mestres chamaram as trinta e duas vias e as cinqüenta portas. As trinta e duas vias são trinta e duas idéias absolutas e reais unidas aos dez números da aritmética e às vinte e duas letras do alfabeto hebraico.
Eis aqui estas idéias:
Números
1 . - Supremo poder
2 . - Sabedoria absoluta
3 . - Inteligência infinita
4 . - Bondade
5 . - Justiça ou rigor
6 . - Beleza
7 . - Vitória
8 . - Eternidade
9 . - Fecundidade
lo. - Realidade.
Letras
Aleph - Pai
Beth - Mãe
Ghimel - Natureza
Daleth - Autoridade
Hé - Religião
Vau - Propriedade
Zain - Liberdade
Cheth - Repartição
Theth - Prudência
Iod - Ordem
Caph - Força
Lamed - Sacrifício
Mem - Morte
Nun - Reversibilidade
Samech - Ser universal
Snain - Equillbrio
Phé - Imortalidade
Tsade - Sombra e reflexo
Koph - Luz
Shin - Providência
Tau - Síntese
Vosso na sagrada ciência.
ELIPHAS LEVI