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OS ELEMENTOS DA CABALA
QUINTA LIÇÃO
A CABALA II
Senhor e Irmão:
Este conhecimento racional da divindade, escalonado nas dez cifras que compõem os
números, vos oferece o método completo da filosofia cablistica. O método compõe-se de
trinta e dois meios ou instrumentos de conhecimento que se denominam as trinta e duas
vias, e de conquenta objetos, aos quais pode-se aplicar a ciência, e que se chamam as
cinquenta portas.
A ciência sintética universal, considera-se como um templo com trinta e duas vias de
acesso e cinquenta portas.
Este sistema numérico, que também poderia ser chamado decimal, porque sua base é dez,
estabelece, pelas analogias, uma classificação uma classificação exata de todos os
conhecimentos
humanos. Nada é mais engenhoso, lógico e exato.
O número dez aplicado às noções absolutas do ser na ordem divina, metafísica e
natural, repete-se tres vezes, o que dá trinta para os meios de análise; acrescentai a
silepse e a síntese, a unidade postulada pelo espírito. e a do resumo universal, e
tereis as trinta e duas vias.
As cinqüenta portas constituem uma classificaçãp dps seres em cinco séries de dez, que
abraça todos os conhecientos possívies.
Porém não basta ter encontrado um método matemático exato, é preciso, para ser
perfeito, isto é, que nos dê o meio de obter com exatidão, todas as deduções
possíveis, de obter os conhecimentos novos e de desnvolver o espírito, sem deixar nada
ao capricho da imaginação.
Isto é o que se obtém pela Gematria e a Temura
que são as matemáticas das idéias. A Cabala tem sua geometria ideal, sua álgebra
filosófica e sua trigonometria analógica. É dessa forma que obriga a natureza, de certo
modo, a revelar seus segredos.
Adquiridos estes altos conhecimentos, passa-se às últimas revelações da Cabala trasncendental e estuda-se shemahphorach, a fonte da razão e de todo os dogmas.
Eis aí, senhor e amigo, o que se deve
aprender. Vede se não vos assusta; minhas cartas são curtas, porém resumos muito
concretos e que espressam muito em poucas palavras. Dei espaço amplo o bastante, entre as
minhas cinco primeiras lições, para vos dar tempo de refletir; posso, portanto,
escrever-vos ,asi amiude se desejardes.
Acreditai-me desejoso de vos ser útil.
Vosso, de todo coração, na sagrada ciência.
ELIPHAS LEVI