unilaemm.gif (3867 bytes)  

 

                    gelp1.gif (2076 bytes)


O SEPHIROTH

 YESSOD

Título - YESSOD (Iod Samech Vav Daleth), Fundamento
Imagem Mágica - Um homem nu, forte.
Localização na Árvore - Na base do Pilar do Equilíbrio

Texto do Sepher Yetzirah - O Nono Caminho chama-se Inteligência Pura, porque purifica as Emanações. Ele prova e corrige o desenho de suas representações e dispõe a unidade em que elas estão desenhadas, sem diminuição ou divisão.

Títulos Conferidos - Plano Astral. Plano das Fôrmas.
Nome Divino - Shaddai el Shai, Deus vivo Todo Poderoso
Arcanjo - Gabriel
Coro Angélico - Kerubin, os Poderosos
Chakra Cósmico - Levanah, a Lua
Experiência Espiritual - A visão do mecanismo do universo
Virtude - Independência
Vício - Ociosidade
Correpondencia no Microcosmo - Os órgão reprodutores
Símbolos - Os pefumes. As sandálias.


Aqui no nono ramo o Relampago Brilhante faz emanar com densidade crescente a estrutura sólida do mundo e da matéria futura.
Aqui tudo revira-se e revolve-se constantemente com a vontade e a pressa em reunir todos os poderes geradores num estilo uniforme, no preparo para materializar-se na décima sephira.
Yesod é uma sephira onde ocorrem confrontos extremos, próximos à materialização na decima Sephira Malkhut.

Correndo em círculos e buscando a estabilidade, a razão ou o pensamento e o sentimento misturam-se em Yesod, a Sephira que produz a forma, ou a fôrma para a materialização do último estágio do caminho da criação.

Yesod é ao mesmo tempo a maquinária do universo e o universo da vida, o purificador de emanações, a visão da independência e o tesouro da casa das imagens. É também a sede da vida psíquica do subconsciente e do superconsciente, a esfera Maya, a morada de Hécate e da "Dama da Magia Negra e Branca" a qual pode e com frequência leva a humanidade ao psiquismo incerto ou à verdadeira intuição.

É também a morada da Deusa Diana cujos poderes reprodutores presidem o parto. Proporciona a residência ao Éter, o Sábio, o misterioso e invisível quinto elemento Akasha dos Hindus que mantém os Quatro Elementos da Vida em equilíbrio.

Yesod é representada por Levanah - a Lua que proporciona o fluxo pulsante das marés e produz o intercâmbio incessante entre fluidez e solidez, sendo a base de toda "vida que respira".
Este movimento ritmado produz a partir do infinito e do eterno o tempo e o espaço materializados em Malkhut no plano terreno.

Em Yesod produzem-se os corpos etérico e astral do homem que juntar-se-ão ao ainda por vir corpo material ou físico. Yesod é a mãe ou a Arca de Noé, o Tabernáculo Sagrado, é Atlas o Titã que carrega o mundo nos ombros. Na mitologia grega este ramo representa os deuses fálicos Zeus, Júpiter, Jove e Pan.
A sua côr simbólica é o púrpura, seu mineral é o cristal de quartzo denso e seu planeta a Lua.


top   GLEEN Home Page    Eon Home Page