Ciências Afins
|
C a b a l a ( tradição ) |
Sepher haZohar
Após os 13 anos, o ponto no coração de um homem começa a se manifestar à medida em que este se ocupe com o Mitzvot e com a Torah. Isto purifica o seu "desejo de receber", até o primeiro nível que está dentro dele, e que se chama o Inanimado. É em proporção a quantidade purificada da parte Inanimada do "desejo de receber" que ele prosseguirá para construir os 613 limbos do ponto no coração, que é a parte Inanimada da Alma (Nefesh). Então quando ele se completa, através da prática dos 613 Mitzvot, os 613 limbos do ponto dentro do coração também se completam.
Os 248 limbos espirituais são construidos a partir da observância dos 248 Mitzvot positivos, e os 365 poderes espirituais são construidos através da observância dos 365 Mitzvot negativos.
Então ele prosseguirá até que o semblante (Parzuf) da Alma (Nefesh) é constituido. Então a Alma (Nefesh) irá ascender e se "vestir" (*) em torno da Sephirah Malkhut (Reino) que está no Mundo espiritual da Ação ou Realização.
(*) A Luz não pode iluminar, a menos que se torne "vestida" em um "veículo que lhe sirva". Um veículo, significando o "desejo de receber", por sua própria natureza, está em oposição de polaridade com a "Luz" cuja cracterística básica é positiva ou de partir. Subsequentemente, para que a "Luz" torne-se "vestida" por um "veículo", significa a sua polaridade deve ser oposta à do "veículo" ou "desejo de receber".
Assim sendo transformado, o veículo cria uma "similaridade de forma" com a "Luz". Consequentemente, quando alguém sobe a escada para fases de maior intensidade do "desejo de receber" e transforma estes "veículos", então a habilidade de receber uma qualidade superior de "Luz" também aumenta, porque quanto maior o "veículo" ("desejo de receber", do ponto de vista metafísico), maior o conteúdo de "Luz".