Ciências Afins
|
C a b a l a ( tradição ) |
Sepher haZohar
O Zohar deu as estas Dez Sephiroth, Hokhmah, Binah, Tiferet e Malkhut a analogia das quatro cores: branco para a Sephirah Hokhmah, vermelho para a Sephirah Binah, verde para a Sephirah Tiferet e preto para a Sephirah Malkhut.
Esta analogia pode ser entendida através do exemplo de um espelho que tem quatro planos de vidro, cada um deles colorido com uma das quatro cores. Assim quando uma luz penetra esse espelho reflete-se nos quatro planos com as quatro cores.
O mesmo ocorre com a Luz que está em todo Sephiroth, desde o topo do Mundo da Emanação até final no Mundo da Realização. Entretanto a sua divisão nas Dez Sphiroth ocorre através dos veículos, chamados de Hokhmah, Binah, Tiferet e Malkhut, pois cada veículo é como um filtro puro através do qual a Luz Divina atravessa e que é transformado em cores diferentes: O veículo de Hokhmah, que é o Mundo da Emanação transmite uma luz branca, o que é dizer uma luz incolor. Isto é porque o veículo do Mundo da Emanação é como a Luz ela mesma, então a Luz Divina não se modifica quando o atravessa. Este é o segredo (Sod) que o Zohar afirma sobre o Mundo da Emanação: "Ele, Sua vitalidade e Sua Substância são Uma". No caso das outras Sephiroth, a Luz é modificada quando as atravessa.
Além do que foi dito acima existe uma alusão muito significativa contida na comparação do Sephiroth com as quatro cores, pois as Luzes supremas são chamadas de Sepher (livro), como está escrito: "E Ele criou o Seu mundo através de três usos de um Sepher (livro), com um Livro (Sepher), como uma escrita (Sopher) e como uma estória (Sippur)" - Sepher Yetzirah, 1,1.
Também encontramos: "E os céus deverão ser enrolados em conjunto como um livro (Sepher)" - Isaias 34:4.
A sabedoria em qualquer livro não se manifesta na sua parte branca, mas somente através da cores, digamos da tinta, pois é através desta que as letras combinadas com a sabedoria nelas contida é que alcançam o estudante.
Assim, podemos entender porque a Luz de Hokhmah, é como a parte branca do livro, ou seja, não há nada nela que possamos alcançar ou entender, no Mundo da Emanação. Este é o segredo (Sod) dos versos "E tudo o que Ele fez foi a Sabedoria (Hokhmah) - Psalms 104:24.