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C a b a l a ( tradição )


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b3 - As Quatro Categorias

Devemos agora explicar as quatro categorias da classificação racional que mencionamos previamente na referencia ao primeiro limite: (a) Matéria, (b) Forma que está contida na Matéria, (c) Forma Abstrata e (d) Essência.

Vamos explicá-los inicialmente, referenciado-os aos objetos tangíveis deste mundo. Por exemplo, quando descrevemos um homem como sendo um homem forte, ou um homem honesto, ou um homem falso, etc. os seguintes aspectos são descritos: (a) sua Matéria, isto é dizer o corpo físico; (b) a Forma que está vestida nesta Matéria, o que é dizer sua honestidade, sua força, sua falsidade; (c) Forma Abstrata pura, o que é dizer os conceitos abstratos de forte, honesto e falso, quando estes são afastados da Matéria do homem; assim podemos entender estas três formas, por elas mesmas quando despidas de qualquer matéria ou corpo, e compreender os atributos de froça, verdade e falsidade e assim ser capaz de distinguir seus aspectos positivos e negativos quando abstraídas de toda a matéris; a última (d) é a Essencia do homem.

Você deve saber que a quarta categoria, a pura Essência do homem que é abstraída de toda a matéria, não pode ser compreendida pelo nosso entendimento. Assim nossos cinco sentidos e nossa imaginação podem apenas nos transmitir as manifestações das atividades da Essência. Por exemplo, nosso sentido de visão pode nos trasnmitir apenas sombras da essência manifesta através das impressões causadas pela luz. Assim ocorre com os outros sentidos, inclusive com o tato, que é o mais forte de todos, e através do qual podemos sentir o calor e o frio, o sólido e o líquido. Na verdade nossos cinco sentidos não podem nos revelar nenhuma essência, mas apenas estados que acontecem a estas e manifestações de atividades que drivam destas.

É também bem conhecido que o que não pode ser percebido por nossos sentidos não pode entrar em nossa imaginação. O que não pode entrar em nossa imaginação não pode entrar no reino do pensamento e então não podemos compreendê-lo. Assim nossos pensamentos não podem entender nenhuma essência. Além disso não poderemos nunca conhecer a nossa própria essência.

Eu sinto e sei que ocupo um lugar no espaço do mundo, que eu sou sólido e quente, que eu penso, e em outras manifestações das atividades de minha essência. Entretanto,, se você me perguntar o que é esta minha essência da qual todas estas manifestações derivam, eu sou incapaz de responder. A Providência (elemento central no Triângulo de Fabre d'Olivet, composto pelo Destino em oposição à Vontade, e equilibrado pela Providência...), não nos deixou compreender a essência, nós só podemos conhecer as manifetações e aparência das ações que derivam de nossa essência.

Entratanto, sobre a primeira categoria, nominalmente Matéria, nós podemos entender completamente. A segunda categoria, Forma que está contida na Matéria, é também um conceito claro e satisfatório, pois podemos conhecê-lo a partir das experiências atuais sobre o comportamento de toda a Matéria. É desta categoria que derivamos toda a alta compreensão que possuimos.

A terceira categoria é a Forma Absoluta. Isto é dizer que quando uma forma torna-se manifesta para nós, enquanto ainda vestida pela Matéria, nossa imaginação possui o poder de desvestí-la (despir) da matéria e compreendê-la, abstraida de toda a matéria.

Você deve saber, que esta terceira forma não é utilizada por pensadores cuidadosos, porque é impossível depender dela cem por cento, pois quando determinadas qualidades são consideradas abstratamente, erros podem ser cometidos. Por exemplo um homem de princípios morais ideais, que não observa a prática religiosa, pode se ocupar tanto da virtude verdadeira em sua forma abstrata, que se para salvar um homem da morte tivesse que dizer uma mentira, escolheria não dizê-la, na verdade deixaria todo o mundo perecer, se para que isto não acontecesse tivesse que dizer apenas uma inverdade...

Entretanto, esta não é a visão da Torah, de acordo com a qual, não há nada que não possa ser sobrepassado, no dever de salvar uma vida (Yoma 8a).

Além disso, se esta pessoa fosse capaz de perceber as formas da verdade e da falsidade durante o tempo em que estas estivessem vestidas na matéria, ela iria então entender que o significado que elas adquirem depende da sua natureza inerente de ou trazer benefício ou malefício para a matéria; o que é dizer, que foi após o mundo adquirir muita experiência com estas formas e ver a quantidade de destruição e estragos que a falsidade dos homens causou, proveniente das falsidades que se falou, e da quantidade de benefício que o homem da verdade trouxe, através da restrição a falar somente palavras de verdade, que todos concordaram que não existe virtude que possa superar a qualidade da verdade, e não existe nenhum mal maior do que a qualidade da falsidade.

Assim, se esta pessoa idealista pudesse entender este ponto, teria certamente concordado coma visão da Torah e concluiria que o ato de falar uma falsidade para salvar uma vida, mesmo que apenas de um único homem, é muitíssimo superior do que toda a grandeza e excelência da verdade abstrata.

Concluimos assim que não existe nenhuma certeza nestes conceitos da terceira classificação, denominados de Formas Abstratas; isto é ainda mais verdade para aquelas formas abstratas que não se vestem em nenhuma matéria, pois conceitos como estes são mera perda de tempo.

(Deve ser entendido, que a ação física é motivada por forças metafísicas tais como amor, ódio, alegria e tristeza. Mesmo que estas forças não possam ser entendidas em suas Formas Abstratas por sí mesmas, ainda assim em nosso relacionamento com os outros, isto se torna claro. Isto é o que nós considerando como sendo Essência. Aquele conceito metafísico que é revelado através da ação física, e que sem o desenvolvimento ou a manifestação do comportamento físico, não poderia ser dicernido ou deterninado como Essência.

Mas também deve-se estar bem ciente do fato de que, identificar a Essência, ela mesma, ainda mantem-se fora de nossa compreensão.)

Após entender estas quatro classificações, nominalmenmte objetos tangíveis em Matéria, Forma que está contida na Matéria, Forma Abstrata e Essência; deve estar claro que a quarta categoria consistida pela Essência não pode ser entendida por nós, e que a terceira categoria consiste de um conceito que pode nos levar a cometer erros. Então são somente a primeira e a segunda categorias, consistindo de Matéria e Forma que está contida na Matéria, que a Divina Providência nos permitiu entender clara e completamente. E com a assitência destas quatro categorias, você deve também estar apto a compreender a existência das substâncias espirituais que estão nos mundos sublimes da Emanação, Criação, Formação e Ação, pois não há mesmo a menor parte destes mundos que não possam ser classificadas como uma destas quatro categorias.

Por exemplo, se você considerasse uma parte do Mundo da Criação, você iria encontrar veículos que são vermelhos em sua cor, através dos quais a luz da Criação passa para seres criados, como explanamos préviamente. O veículo do mundo da Criação que é vermelho na sua cor, é o aspecto da matéria ou substância que constitui a primeira categoria. Mesmo que seja apenas uma cor que serve para manifestar a atividade daquilo que está contido na substância, nós somos incapazes de entender a essência ela mesma, mas apenas a manifestação da atividade que provem da essência. É essa manifestação da atividade que designamos de substância ou matéria ou corpo ou veículo. A luz divina que está vestida e passa através da coloração vermelha é a forma que está vestida na matéria, que é a segunda categoria. Entretanto se você desejar abastrair a luz divina da substância, que é a coloração vermelha, e então desejar considerá-la por sí mesma, sem estar vestida pela substância, isto então pertence à terceira categoria, nominalmente Forma que está abstraída da Matéria, uma categoria que nos leva a erros como explicamos previamente. Esta categoria é então terminantemente proibida para aqueles que desejam entender as palavras sublimes, e nenhum Mestre da Kabbalah jamais se ocuparia com isto, quanto mais qualquer Mestre do Zohar.

Isto é ainda mais verdade para a Essência de qualquer parte do Mundo da Criação, posto que somos completamente incapazes de comprender qualquer essência, mesmo a essência das substâncias materiais, que dizer da essência das substâncias espirituais !

Então você deve estar consciente das quatro categorias:

1. O veículo da Criação - o segredo (Sod) da coloração vermelha - o qual é distinguido como a substância ou Matéria da Criação.

2. A luz Divina que está vestida no veículo da Criação, que é a Forma na substância.

3. A luz Divina, ela mesma, quando desvestida ou abstraída da substância da Criação.

4. A essência de qualquer parte.O primeiro limite foi então completamente explicado, então deve estar claro que não existe nenhum Mundo no Zohar que pertençam à terceira ou à quarta categoria de classificação racional, mas ele se limita às primeira e segunda categorias.


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