Ciências Afins
|
C a b a l a ( tradição ) |
Sepher haZohar
A explanação precedente deve também contribuir para o entendimento do segundo limite. Você deve saber que as quatro categorias que foram explicadas em referencia a qualquer parte singular, somente do Mundo da Criação, podem ser similarmente encontradas em todos os Mundos ou Emanação, Criação, Formação e Ação ou Realização.
As três colorações de vermelho, verde e preto que são encontradas nos três mundos da Criação, Formação e Ação ou Realização, são os aspectos da Matéria ou substância. A coloração branca, que é o aspecto do mundo da Emanação, é a Forma que está vestida na Matéria, ou seja dizer, nas três colorações denominadas Criação, Formação e Ação ou Realização. O aspecto do Sem-Fim, quando considerado por sí mesmo, é o segredo (Sod) da Essência; ainda assim, conforme dissemos quando estávamos discutindo o primeiro limite, somos completamente incapazes de compreender a essência que é a quarta categoria que está contida em todas as substâncias, mesmo nas substâncias que estão neste mundo.
Assim a coloração branca, como ela é por sí mesma, desvestida (despida) das outras três colorações da Criação, Formação e Ação ou Realização, é Forma abstraida da matéria, e portanto não nos concerne de nenhuma maneira. O Zohar não tem nada, de nenhuma maneria, que dizer sobre esta categoria. O Zohar apenas discute a primeira categoria que consiste das três colorações da Criação, Formação e Ação ou Realização, que são consideradas como sendo Matéria, e que são as três Sephiroth Binah (Inteligencia), Tifereth (Beleza) e Malkhut (Reino).
É discutida também a segunda categoria que consiste da iluminação da Emanação, que está vestida nas três colorações da Criação, Formação e Ação ou Realização, o que é dizer, a luz de Hochmah (Sabedoria) que está vestida no Sephiroth Binah, Tifereth e Malkhut, que são então o aspecto da Forma quando está vestida de Matéria.
Então, é apenas com estas duas categorias que o Zohar lida, e faz isso em muitos lugares. Assim ao estudante que não for cuidadoso em restringir e confinar seus pensamentos e sua mente de modo a compreender as palavras do Zohar somente dentro do limite destas duas categorias, todo o assunto então se tornará confuso para ele, pois então ele não extrairá das palavras o seu significado real.
Assim os dois primeiros limites devem estar claros:
1. Os Mestres do Zohar tratam apenas com a Matéria, ou com a Forma que está com a Matéria; este é o primeiro limite.
2. Similarmente o Zohar trata somente com os Mundos da Criação, Formação e Ação ou Realização, ou com a iluminação da Emanação nos Mundos da Criação, Formação e Ação; este é o segundo limite.