gleelg1gm.bmp (31158 bytes)  

 

 

 

              gelp1.gif (2076 bytes)


E

O

N

Constituição

Formar um Grupo

O ponto principal é formar um grupo de pessoas, muito embora a Iniciação seja um caminho individual, que ocorre no íntimo de cada indivíduo. Apesar da individualidade da alma e dos seres vivos, a experiência humana é coletiva… Diz-se que o Adam Kadmom – Homem Primordial, partiu-se ou dividiu-se em milhares de pedaços durante a queda...

Há diversas possibilidades de se formar um grupo de pessoas, o mais fácil é no âmbito da própria família. Pais e filhos, ou alguns filhos, mais avós ou tios, ou amigos próximos, que geralmente já seguem linhas kármicas.

Pode-se formar também grupos de pessoas heterogêneas, neste caso, o grupo levará mais tempo até que se atinja um ponto de equilíbrio entre os participantes, o que no caso de pessoas conhecidas entre sí é mais rápido.

Tamanho dos Grupos

Não há necessidade de se formarem grupos grandes, pode-se inciar com duas ou três pessoas.

Não existe um tamanho ideal, mas um número ao redor de sete pessoas é bom.

Conhecimento Complementar

Sempre em um grupo de pessoas existem conhecimento, experiências, habilidades, virtudes, etc, complementares. Isto pode não ser evidente de início, mas com o passar do tempo o será.

Por conhecimento / experiências / habilidades / virtudes pode-se diferenciar as pessoas, e não há nenhum fator isolado que qualifique mais uma pessoa em relação a outra, todas tem suas habilidades e defeitos. A maior capacidade intelectual ou maior cultura não significam por exemplo maior caridade, nem o melhor coração necessáriamente terá a clareza de mente necessária a certas decisões.

Liderança

A liderança é natural, tendo em vista a maior capacidade de determinados indivíduos para coordenar ou realizar determinadas tarefas.

Assim como cada indivíduo possui características próprias que lhes emprestam maior habilidade em certa direção, a liderança deve ser distribuida entre os membros do grupo em função da atividade ou tarefa.

Se houver um líder natural, um Mestre, este aparecerá naturalmente…

O grupo deve escolher e definir seu próprio esquema de liderança, que pode ser modificado no futuro, caso assim seja conveniente. Entretanto este nunca deverá ser hereditário nem vitalício !

Uma das principais causas de discordancia entre os membros de Sociedades Secretas, Irmandades e Ordens, é o ego, ou o eu individual que se exacerba. Os motivos podem ser obviamente aparentes e muitas vêzes são provenientes do próprio invisível, mas o fato é que a história destas sociedades é repleta de dissidências, disputas e desavenças, entre os seus membros, Mestres, Grandes Mestres, Conselhos Superiores e Órgãos Diretores, que por vaidade pessoal ou intransigência, terminam por fragmentá-las e destruir seus objetivos originais.

Estatuto

É facultativo, mas pode ser um excelente tema para as reuniões iniciais. O grupo trabalha no sentido de definir o seu estatuto.

Na verdade o que interessa é a prática, a intenção atua como um lente convergente que dirige a energia a seus objetivos.

top   GLEE - Home Page      Eon Home Page